sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os comandos Senta e Deita

Segundo o livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren, a raça Lhasa Apso encontra-se na posição 68 de um total de 79 raças caninas.

Diz o seguinte : "De 55 a 69: Nível mínimo de inteligência funcional. Necessitam de 40 a 80 repetições para obter um rendimento aceitável (às vezes, até com 25 repetições, eles não mostram sinais da compreensão). Necessitam muitas repetições para manter um nível aceitável. Respondem à primeira ordem, em 30 % das vezes. Trabalham melhor se o dono estiver perto deles. Estes cães parecem distraídos a maior parte do tempo e só respondem se desejam. Se a distância entre o cão e o dono for grande não haverá nenhuma resposta. Não são raças aconselháveis para pessoas inexperientes com cães. Um adestrador com muita experiência, tempo, firmeza e afeição podem obter um rendimento bom com eles."

Não concordo com o livro.

Meu pai tem me treinado quando ele pode, o que vem a ser atualmente umas 2 vezes por semana. Começou usando uma caneta que faz o som de "click" e me premiando com petiscos a cada acerto.

Começou com o comando "Senta" e o gesto de mão. Após algumas poucas repetições eu sentava ao ver o gesto da mão. Agora, com  3 ou 4 dias de treinamento já sento só de ver o comando manual, e ele está inserindo a palavra "Sit", pois acha que "Senta" e "Sheng" soam relativamente parecidos.

Junto com o "Senta" ele está me treinando no "Deita". Já sento e deito e mesmo deitado já sento somente com o comando de mão. Por várias vezes ele já fez isto.

Acho que a idéia é simples : Comando, Click e Petisco, com uma dose de Paciência e Amor. Prestar atenção nas minhas variações de humor e nos gestos quase imperceptíveis que faço é imprescindível, além, de, claro, escolher horários em que estou sem sono ou brincando dão mais certo pois eu estou mais propenso a levar o treinamento com humor e satisfação. E quando canso,  vou deitar num canto e fico olhando ele tipo "Papai, chega... eu tô cansado...", sem falar nada ele pára o treinamento e vai fazer outras coisas.

Ontem ele fez um teste : estávamos à noite passeando com mamãe. De repente, no meio do passeio, mamãe fez os gestos de Sentar e Deitar. Imediatamente sentei e deitei, recebendo um gostoso petisco !

Ou seja, ranking de inteligência não vale muito. O ideal é ter um cão disposto a aprender e um dono feliz em lhe ensinar, respeitando seus momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário